Inception (again)


    Sim,já escrevi uma crítica (bem fraquinha por sinal) para Inception,porém ao rever o filme e discutir sobre ele,percebi que a interpretação das pessoas sobre o filme pode ser dividida em 3 Teorias;

1-Cobb saiu do sonho.
2-Tudo era um sonho de Cobb.
3-Cobb ficou preso no Limbo e ele acaba se tornando novamente a realidade de Cobb.

   Não existe uma teoria correta,pessoalmente acredito na segunda teoria tanto que a minha proposta com esse texto é mostrar as minhas razões de acreditar nela e promover um discussão sobre esse ótimo filme nos comentários.

The ''Pião'' is a lie!!!
  A cena final aonde o espectador não sabe se o pião caiu ou não é na verdade um grande ''pega-trouxa'',pois o fato do ''totem'' parar de girar não pode definir se Cobb saiu do sonho,pois o totem na verdade,não defini se a pessoa saiu do sonho e sim se ele está no sonho de outra pessoa.Além disso o totem era de Mal,ex-esposa de Cobb,logo todo o princípio do totem foi perdido no momento Cobb tocou nele ,porém Nolan faz um ''Inception'' em nós ,usando o pião para causar uma certa dúvida no espectador no momento que ele sai da sala de cinema.

   ''Os Furos''

    Alguns furos de roteiro como;por que a sogra de Cobb não leva os seus netos para Paris (ou Qualquer lugar do mundo) para que Cobb pudesse ver seus filhos?Como Saito sabia que Cobb estaria em Mombaça?ou até mesmo o maior furo de todos por que Cobb fugiria?Se quando Mal está no parapeito ele estar do lado oposto,como a polícia pensaria que Cobb jogou ela de lá?A perícia criminal não iria comprovar que Cobb estava do lado oposto de Mal só podem ser explicados se tudo fosse um sonho.

''Mombaça''
     Um dos conceitos apresentados no filme é que você nunca se lembra do início de um sonho e várias vezes não sabemos como os personagens chegaram em algum lugar,sempre pegamos o meio de algum acontecimento,por exemplo não sabemos como Cobb foi de Paris para Mombaça.Ariadne distorce a física do sonho de Cobb fazendo que a terra dobre ao meio e em Mombaça nos é mostrado um beco que fica cada vez mais estreito algo impossível de se existir no mundo real,porém possível em um sonho aonde a física pode ser distorcida.Em Mombaça,Cobb conhece Yusuf,o químico,ele mostra uma sala aonde várias pessoas estão sonhando o mesmo sonho.Cobb pergunta;'' Por que alguém vai querer  fazer isto ?''um velhinho responde;“O sonho se tornou a realidade deles. Quem é você para negar isso, Mr. Cobb?” .

''JUNO''
             
                       Ariadne é uma projeção criada por Cobb com o simples intuito de guia-lo,para quem não sabe na mitologia grega,Ariadne era a filha do Rei Minos que ajuda Teseu,ao dar para ele um fio para guia-lo no Labirinto para que ele pudesse matar o Minotauro.Ela é apenas um exemplo,pois outros personagens como Miles e Saitos  parecem estar sempre no lugar certo na hora certa.Saito compra a companhia aérea antes mesmo de ouvir o grande plano e Miles (que estava em a Paris) está esperando no aeroporto por Cobb para levá-lo para os seus filhos(nos Estados Unidos) o que me leva a crer que todos eram projeções de Cobb,criadas para auxiliá-lo de alguma forma.         

E você,o que acha?

Final estendido do Inception feito pelo College Humor

GOSTOU? COMPARTILHE:

4 comentários:

  1. Jack, acho bacana essa sua iniciativa de criar uma discussão em torno deste filme, que para mim é o melhor de 2010.

    Vou entrar na discussão para tentar responder aos furos. (para aqueles que forem ler o comentário, já aviso que contém spoilers)

    1: acho que a sogra de Cobb acredita que ele realmente matou Mal. Logo, ela pensa que as crianças não estariam seguras sob a tutela dele.

    2: Saito é um personagem muito influente. Isso é algo que podemos ver muito bem ao longo do filme, afinal não é qualquer um que pode comprar uma companhia aérea. Acho que ele poderia muito bem usar essa influência para saber de cada passo que Cobb dá.

    3: esta vai ser um pouquinho difícil. Vamos desde o começo. Mal simula uma briga no quarto do hotel e diz a Cobb que deixou uma carta para seu advogado, dizendo que Cobb estava ameaçando-a de morte. Agora, apaguemos do filme o fato de Cobb estar do lado oposto da janela da qual Mal se jogou. De qualquer forma, o primeiro a ser investigado seria Cobb, e desse modo a carta certamente viria a tona e a polícia já determinaria que Cobb matou sua esposa. Então a única alternativa que ele vê é fugir.

    É claro que talvez nenhuma dessas respostas esteja correta, mas foram as conclusões as quais cheguei. E é claro que nenhuma delas diz se Cobb estava sonhando ou vivendo a realidade, já que a sequência em Mombaça existe exatamente para deixar esta dúvida no espectador.

    Dúvida esta que gosto de duas teorias: a de que tudo é um sonho de Cobb, e que Cobb realmente encontrou seus filhos. Enquanto uma é trágica, a outra faz com que o filme tenha um final feliz.

    É para nós decidirmos o destino do personagem, e esse é um dos vários méritos que Christopher Nolan tem ao longo do filme.

    ResponderExcluir
  2. A dúvida é a peça chave do filme. Percebe-se como Christopher Nolan gosta de mostrar, ( ou jogar na cara, se preferir) em seus trabalhos anteriores, como o expectador não sabe de nada... (O Grande Truque, por exemplo). Ele deixa a dúvida, a interrogação e, por não estarmos acostumados com isso, acabamos ficando confusos.
    Adimiro Christopher Nolan por isso, ele trabalha bem isso como bom roterista e diretor que é. Afinal o filme tem o final que você quer ver; Feliz, Triste ou somente a dúvida.

    Não vou me prolongar pois é um assunto muito complexo para ter exatamente só uma resposta.
    Eu digo que ele saiu do sonho; Porque é um final feliz e final feliz faz bem. ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu digo que ele saiu do sonho; Porque é um final feliz e final feliz faz bem. (2)

    ResponderExcluir