Especial Review - Tron,Neon,Legacy,Evolution e Daft Punk



     Em 2009, James Cameron revolucionou toda a indústria cinematográfica ao criar uma nova tecnologia e consolidar o 3-D como algo ‘’fundamental’’ para os futuros blockbusters e em 1982 Tron foi o primeiro filme a usar efeitos especiais feitos por computador em larga escala. Além disso, criou todo o conceito visual de ciberespaço e mesmo tendo um roteiro ruim, ser um pouco arrastado, um ritmo bizarro e não ter feito o sucesso que a Disney esperava, Tron se tornou um clássico da ficção cientifica que é lembrado pela cena das Lightcycles;

       
Mesmo não sendo um filme conhecido pela massa - como os Simpsons satirizou- existem referências para Tron em South Park,Laboratório de Dexter e Padrinhos Mágicos,inclusive existe um mundo de Tron em Kingdom Hearts.

O ''HYPE'' criado em cima de Tron:Legacy foi algo muito interressante,além dos personagens Marvel com visual Tron 2.0 e do site Flynnlives.com,foi feito um jogo chamado Arcade Aid aonde o usuário tem que descobrir as 167 referencias à games em troca de materiais promocionais do filme como pins.


       Tron:Legacy começa 7 anos após os acontecimentos do primeiro filme com um diálogo entre Kevin Flynn(protagonista do primeiro filme) e seu filho Sam repleto de easter eggs do primeiro filme que nos apresenta duas características muito presentes durante o longa.A primeira seria o relacionamento entre pai e filho aonde boa parte da trama de Legacy é sustentada,a outra seria a tecnologia usada para rejuvenescer o ‘’oscarizado’’  Jeff Bridges.
    Sinto que a tecnologia empregada em ‘’O Curioso Caso de Benjamim Button’’ regrediu na criação do Clu, tive impressão de estar vendo um Kevin Flynn após ter sofrido por um tratamento de botox, porém conversando com algumas pessoas após a sessão cheguei à conclusão que ele consegue convencer os mais desavisados. Resumindo: Apesar de o Clu parecer uma CG de Final Fantasy,ele pode te convencer caso você fique lendo as legendas ou não seja um chato como eu.

 Não irei criticar a performance dos atores,pois eles foram heróis ao conseguir extrair algo deste roteiro ''fraquinho''.Jeff  Bridges consegue mostrar um pouco de sua enorme qualidade como ator mesmo estando limitado pelo roteiro,porém Michael Sheen rouba a cena ao ''soltar a franga'' em uma das melhores cenas do filme mas o ponto alto de todo o longa (na minha opinião de merda) é o Daft Punk.
A trilha composta pela dupla é genial,suaessência eletrônica misturada a sua originalidade combina perfeitamente com o visual do filme,seja no design que respeita o visual do filme de 82 ao mesmo tempo que renova o visual das ''roupas'',Lightcycles ou para a ''Grid''.

No fim das contas,Tron:Legacy possui um história rasa,efeitos especiais excelentes(tirando o Clu),cenas de ação dirigidas de forma amadora,muito neon,Daft Punk,uma trama coerente e mesmo sendo arrastado diverte e é o grande''Blockbuster de Fim de Ano''

Recomendo (ambos)
Comentem
Nota;


Comentarei brevemente sobre Tron: Evolution;

  Preferi não comentar muito dos aspectos técnicos de Tron:Evolution, pois é algo meio injusto de ressaltar em um jogo baseado em um filme, afinal esse tipo de jogo sofre com pouco tempo de desenvolvimento que acaba causando falta de refinamento em alguns pontos como os gráficos. Tron: Evolution se passa entre os dois filmes e funciona muito bem como elo entre eles. A jogabilidade é uma mistura de plataforma com um jogo de ação em terceira pessoa no estilo de God of War e possui cenas de ação com as famosas lightcylces. O modo história é meio repetitivo, porém o modo multiplayer é bastante divertido mas não vale o custo do jogo contudo com alguns DLC’s o modo multiplayer pode vir a ser algo muito melhor.



GOSTOU? COMPARTILHE:

5 comentários:

  1. Eu ainda nao assisti ao filme mas acho que vou essa semana.
    Quanto ao jogo eu desisti dele, sinceramente parece ser horroroso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack!
    Valeu pelo comentário lá no blog.
    Daft Punk arrebentou neste filme.
    Acho que os efeitos visuais devem ganhar o Oscar, pois são realmente espetaculares.

    E concordo contigo: os remakes são mesmo a prova da falta de criatividade dos roteiristas. Gostei do Karate Kid, mas ainda prefiro o original do A Hora do Pesadelo.

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme interessante...
    Não classificaria como remake porque se trata de uma continuação. Mais o princípio é o mesmo: falta de criatividade dos roteristas.
    Com isso eu gostei do filme pois aproveitaram o que restava, a direção de arte. Ela está fórmidavel (como diria a minha vó), desde as roupas de neon até o Daft Punk, tudo está bem.

    PS: Thomás, você realmente gostou do Karate Kid?

    PS²: Gostei da postagem Little Jack! tá muito boa! ^^

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Mr.T, os efeitos especiais são muito bem feitos mas o filme tem um roteiro muito mediocre.
    Uma pequena observaçao o nome do filme é Tron mas ele quas nao aparece, achei isso muito idiota. Achei o primeiro filme melhor por ser mais criativo e inovador.

    ResponderExcluir
  5. Jack,
    Também achei o rosto do Clu e do Flynn jovem pouco convincentes em alguns momentos. Para mim, tava parecendo uma animação.
    De fato, o fraco roteiro se sustenta totalmente na excelente perfomance do Jeff Bridges.
    O episódio dos Simpsons que satiriza Tron é bem bacana. Ache legal vc ter lembrado dele.
    P.S.: Quanto a discussão aqui em cima, eu também gostei de Karatê Kid.

    ResponderExcluir