Review-A Rede Social

         David Fincher é um excelente diretor, mas isso seria uma redundância, pois para o homem que dirigiu SE7EN e Clube da Luta só lhe falta um Oscar para consagrá-lo como um dos maiores diretores da história do cinema, porém com a Rede Social, David está mais perto do prêmio do que nunca. 


       A proposta inicial de A Rede Social é de contar os bastidores da criação do Facebook, inicialmente pensei que fosse um ‘’Piratas do Vale do Silício sobre o Facebook, mas ao ver o quanto foi bem escrita a adaptação do livro de  livro de Ben Mezrich chamado “The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money and Betrayal”   feita por Aaron Sorki.
     
   O resultado final do filme seria uma combinação da habilidosa direção de David Fincher que com seus movimentos precisos de câmera filmou cenas impactantes emocionalmente ou até brilhantes uma em especial envolvendo uma corrida com canoas (ou seja, lá o que aquilo for) que parece ter sido filmada pelo mestre Stanley Kubrick, junto a isso o trabalho de fotografia excelente de Jeff Cronenweth se alia com a edição de Kirk Baxter e Angus Wall contando a história de uma maneira tão fluida que as passagens de tempo/espaço não causam confusão ao espectador.

         Outro ponto forte da película seria a trilha sonora de Trent Reznor que de forma sutil e magistral acompanha perfeitamente cenas de ‘’ação’’ou contemplativas.

        Confesso que tenho certo preconceito com Jason Esenberg e apesar dele demonstrar talento – convenhamos, falar palavras tão complicadas e demonstrando um tom de superioridade intelectual, frieza e até de ironia sem ao menos piscar é uma tarefa  que só atores com talento podem conseguir executar- e ter me convencido ao interpretar Mark Zuckerberg,porém não posso afirmar que tal atuação seja boa ou não, pois da mesma forma que não posso afirmar que o Gengis Khan foi o mesmo Gengis Khan que eu li no Lobo das Planícies (que é um ótimo livro por sinal), eu não consigo afirmar que aquele Mark Zuckerberg seja o verdadeiro Mark Zuckerberg que neste filme que apesar de muitos terem o considerado o ‘’vilão’’ da história ele acabou me lembrando o grande Charles Foster Kane.

     Mas a atuação mais marcante do filme veio de alguém bastante inusitado, não estou falando de Justin Timberlake e sim do novo Peter Parker; Andrew Garfield que interpretando o Brasileiro Eduardo é o principal responsável por uma das cenas mais emocionantes do filme e por meio dele David quis expor a verdadeira proposta deste filme; fazer a gente perceber como as nossas relações estão cada vez mais vazias depois das redes sociais aonde muitos dão mais valor ao numero dos nossos amigos no Orkut ou até mesmo no Facebook do que reconhecer os nossos verdadeiros amigos que no caso de Mark foi o próprio Eduardo.

  
     Sim, sou um ''fanboy'' de David Fincher, mas acredite em mim quando digo que A Rede Social é um ótimo filme e posso estar blasfemando agora quando digo que é o melhor filme de 2010.

Recomendo
Comentem
Nota;

*Confira abaixo uma paródia feita sobre o filme

GOSTOU? COMPARTILHE:

3 comentários:

  1. Eu não entendo de diretores, nem de atores.
    Mas foi nesse filme que pude ver os dois principais não apenas como personagens, mas como atores. E eles foram incríveis.
    Um dos melhores filmes que eu já vi. Um pouco longo, mas vale apena.
    ps1.a parodia é muito legal
    ps2.Seu texto ficou muito bom Jack.

    ResponderExcluir
  2. É um filmaço!!!

    Com certeza estará entre os 10 indicados ao Oscar de melhor filme e Fincher será indicado como melhor diretor. Me surpreendi com Andrew Garfield e com Timberlake.

    A tua crítica também ficou ótima Jack!!!

    ResponderExcluir
  3. Jack!
    Coloquei um selo lá no blog pra ti!

    Dá uma olhada!

    Abraços

    ResponderExcluir