Review - Guerra ao Terror

Meses após a estréia, e após todos os Oscars ganhos, resolvi assistir Guerra ao Terror (2009). Aluguei (sim, eu ainda alugo filmes) e assisti esperando por um filme espetacular, e não foi bem assim. Deixe-me explicar melhor...
O filme se trata da guerra do Iraque e se foca em um esquadrão antibombas do exército americano. Esse grupo acaba de perder seu comandante que é substituído por William James (Jeremy Renner), um veterano da guerra do Afeganistão que é extremamente experiente em desarmar bombas.

O filme foi dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron, rendeu 6 Oscars (chupa James Cameron!) e mais outros premios de melhor direção e melhor filme. O som é muito bem editado (as cápsulas de bala caindo na areia em slow motion), as cenas são bem aproveitadas (posição de câmera e etc...) e o roteiro é bem escrito (pelo menos não foi escrito em 45 minutos). E mostra uma realidade não muito explorada em filmes antes, a guerra do Iraque, você descobre que a rotina do exercito americano é muito mais do que dançar Lady GaGa!(http://www.youtube.com/watch?v=haHXgFU7qNI) Novamente se mostra o papel de herói americano, (veterano, corajoso, experiente, excêntrico e meio louco) e aborda também o mesmo tipo de mensagem da série 24 Horas, ("Relaxa! Vocês, cidadãos americanos, estão a salvo conosco").

Uma pesquisa foi feita no local, pela equipe para a pré-produção do filme, para mostrar o cotidiano do Iraque com a mais fiel normalidade possível (como um inferno). Isso foi muito bom para a construção tanto das cenas quanto do roteiro. A escolha do elenco foi interessante, nenhum ator extremamente famoso no elenco principal e nem por muito tempo de participação,(os que aparecem nem dá pra reconhecer) foi por esse motivo que o filme não fez muito sucesso no Brasil, teve baixa bilheteria e estreou nos cinemas meses após o DVD somente em razão das indicações do Oscar.

Ok, vamos adimitir, o filme foi bem produzido bem editado e bem dirigido,(mereceu os Oscars) a história é legal e o roteiro é bem original, mas não é esse estouro todo que dizem por aí.

RECOMENDO!



Nota:

(Quatro pipoquinhas)

Spoilers:

- Ralph Fiennes morre na mesma cena em que ele aparece e o nome dele ainda está na capa do filme. (Fiquei puto com isso!)

- Repare que todo mundo fala inglês quando quer. (Isso já é normal nos filmes mas eu continuo ficando puto com isso!)

- Além de estarem no meio da guerra do Iraque eles, para se divertirem, jogam Gears of War no Xbox.
GOSTOU? COMPARTILHE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário