Mundo à parte. III

Faz praticamente uma semana e meia que eu tô ouvindo a banda "O Rappa" direto. É um som bem tranquilo e que tem uma moral muito grande. A banda foi criada no Rio de Janeiro, na capital mesmo. Em 1993, decidiram criar uma banda o mais rápido possível pra acompanhar o cantor jamaicano Papa Winnie (reggae). Participaram dessa fase Nelson Meirelles, que na época era produtor da banda Cidade Negra; Marcelo Lobato, que tinha participado da banda África Gumbe e Alexandre Menezes (Xandão), que na época participava do grupo KMD-5. Depois de muito tocar com a banda de apoio do jamaicano, decidiram colocar um anúncio no jornal O Globo à procura de vocalista. E entre os listados, estava o atual Marcelo Falcão. Até escolher o nome da banda, estavam em dúvida entre "Cão-careca" e "Bate-macumba". A decisão do nome "O Rappa" vem do apelido que policiais que apreendem camelôs recebem (rapas). O "p" a mais foi uma frescura pra diferenciar;


A banda se formou então com Marcelo Falcão como vocal, Marcelo Yuka na batera, Xandão na guitarra, Nelson Meirelles no contrabaixo e Marcelo Lobato no teclado.

Em 1994 a banda decidiu lançar o primeiro CD, que levava o nome da banda. Não obteve muito sucesso e Nelson Meirelles deixou a banda. Lauro Farias assumiu, então, o contrabaixo.

1996 foi lançado o CD Rappa Mundi, que introduziu a banda no cenário nacional. Na playlist havia Pescador de Ilusões, A Feira e a versão nacional de Hey Joe (Jimi Hendrix).

Três anos depois (1999) a banda divulgou o album "Lado B Lado A", que trouxe letras mais fortes e apresentou Yuka como um letrista de primeira categoria. Como exemplo, temos a minhas "Minha Alma" e "O Que Sobrou do Céu".

Um ano depois, a banda causou alvoroço. No Rock In Rio apareceram na frente de outras bandas, até mesmo americanas. E 5 bandas brasileiras saíram do festival por fim de protesto. Eram elas Skank, Raimundos, Jota Quest, Cidade Negra e Charlie Brown Jr.

Em 2001 Marcelo Yuka foi baleado e ficou paraplégico e impossibilitado de tocar. Lobato então assumiu a bateria e o grupo voltou a tocar. Mesmo sofrendo o acidente, o baterista voltou para a banda e eles lançaram o album Instinto Coletivo ao vivo.

No ano de 2003 foi lançado o album "O Silêncio Que Precede O Esporro". Foi, aliás o primeiro album sem ligação alguma com Yuka lançado, que havia alegado ter sido expulso da banda por não concordar com o rumo que queriam levar. Marcelo Lobato revelou-se como letrista e obteve sucesso, com participação de "Rodo Cotidiano" e "Reza Vela".

Em 2005 a banda recebeu um convite da MTV e gravou o especial "Acústico MTV", com participações de Maria Rita.

*Discografia:

O Rappa - 1994
Rappa Mundi - 1996
Lado B Lado A - 1999
Instinto Coletivo - 2001
O Silêncio Q Precede O Esporro - 2003
Acústico MTV - 2005
Warner 30 Anos: O Rappa (coletânea) - 2006
Sete Vezes - 2008
Perfil: O Rappa (coletânea) - 2009
Ao Vivo Na Rocinha - 2010

Gêneros: Rap, Reggae, Hip-Hop, Rock Alternativo, Rap-Rock e Samba-Reggae

Site Oficial
GOSTOU? COMPARTILHE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário