Resident Evil :15 anos

   

        Caso você tenha passado os seus últimos dias debaixo de uma pedra, dia 22 de março foi aniversário de 15 anos da série Bioharzad mais conhecida como Resident Evil ou até mesmo como a série que criou e definiu o gênero Survival Horror, porém antes de qualquer coisa vamos ver um pouco da carreira de seu criador Shinji Mikami.
          
        Nascido em 1965,Mikami se formou em Marketing na Doshima University em Kyoto e acabou entrando na Capcom e maneira inusitada,pois ao ser chamado por um dos seus amigos para ir para uma festa promovida pela a empresa,inicialmente compareceu ao evento com o intuito de comer de graça,porém após conversar com alguns funcionários,se impressionou com a profundidade do Trabalho realizado por eles e no dia seguinte se candidatou a um emprego na Capcom.Lá trabalhou em jogos como Goof Troop e Alladin,porém apenas após uma carta branca dada a ele pela Capcom e com isto ele criou um  jogo que vendeu mais de 2 milhões de Cópias,se tornou a maior franquia da Capcom e é considerado um dos melhores jogos do Playstation 1.
          Ao contrário do que a maioria pensa, a maior ‘’inspiração’’ de Resident Evil não é Alone in the Dark e sim um obscuro RPG de Horror para NES lançado somente no Japão chamado ‘’Sweet Home’’ baseado no filme para TVde mesmo nome,os loadings nas portas,as ações que você faz no jogo poderem matar alguns dos personagens da trama e o fato do jogo se passar inteiramente dentro de uma mansão são algumas das semelhanças,porém outra grande influência  foram os  filmes de Romero e o filme italiano  de 79 ‘’Zombi 2’’ aonde se vê pela primeira vez zumbis como corpos em decomposição assim como os zumbis de Resident Evil,mas não foi apenas na inclusão de mortos-vivos que a influência de Romero pode ser notada,o maior exemplo seria a ‘’qualidade’’ vista nos diálogos e na abertura de Resident Evil.
        Deixando de lado a baixa qualidade da dublagem e do roteiro, Resident Evil definiu o  Survival Horror (inclusive este termo foi inventado pela própria Capcom) como um gênero aonde seu personagem se encontra em um ambiente que ele desconhece e a falta de recursos o coloca em uma posição de fragilidade em relação aos inimigos e permite uma forma de combate mais estratégica.
GOSTOU? COMPARTILHE:

Um comentário:

  1. Lembro de jogar o primeiro Resident Evil no PS1 antes de ganhar o PS2. Nunca consegui passar de uma parte, até porque nunca consegui ser um bom jogador de Resident Evil.
    Agora pro PS2 joguei Outbreak File 2, mas sou péssimo.
    Mas apesar da minha incompetência pra jogar, acho os Resident Evil que joguei muito legais.

    ResponderExcluir