Quando se fala em Survival Horror nos vem à mente três franquias: ’’Fatal Frame’’, ’’Resident Evi’’l e ‘’Silent Hill’’, todas produzidas por empresas japonesas (Capcom e Konami), por isso o fato da empresa ocidental EA cuja fama vinha de produções voltadas para o público na faixa dos 11 anos,fosse produzir um (excelente) Silent Hill e, muito menos, que esse jogo se tornaria uma das mais promissoras franquias da atualidade.
Plot ****
O jogo se passa em um futuro distante (ou não) aonde a raça humana consumiu todos os recursos naturais,nos obrigando a procurar por recursos em outros planetas com naves espaciais gigantescas.A nave em questão é USG ISHIMURA,uma gigantesca nave mineradora que por razões desconhecidas (caso você não tenha visto a animação Dead Space: Downfall)perdeu contato com a companhia,logo essa mesma companhia manda uma equipe de técnicos e engenheiros para resolver (o que parece ser) um problema técnico.
Você é Isaac Clarke um engenheiro que está a procura de Nicole,sua namorada que trabalha na USG ISHIMURA.O grupo entra na nave porém percebe que o que está acontecendo em ISHIMURA é algo muito maior que um simples problema técnico.
A trama se desenvolve de uma maneira fantástica,te deixando cada vez mais curioso ao ponto de eu ter morrido uma vez pois estava ouvindo um 'audio log'' e não percebi um inimigo me atacando por trás.Possui pequenos ''plot twists'' que juntamente com o final colaboram para o crescente ''hype'' para a continuação que será lançada ano que vem.
Visual***1/2
Os gráficos são estonteantes tanto que a introdução de Dead Space é uma das coisa mais belas que eu já vi em um jogo de Videogame.
Pelo vasto tamanho de Ishimura é compreensível que eles tiveram que aproveitar certos cenários como corredores aparentemente vazios,mal iluminados e que com 95% de certeza que terá um inimigo no final dele,estes que se pudesse descreve-los
em um só frase seria '' O resultado de um filme da franquia Alien caso George A. Romero produzisse.
Sound*****
Apesar de ser excelente a trilha sonora não é nada comparada com o sons da gameplay,um simples cano caindo é capaz de fazer você pular da cadeira e além disso um porta com defeito que você encontrar,continua fazendo barulho mesmo após você ter se afastado.Talvez seja o único jogo em que tive a sensação de ''profundidade do som'',melhor dizendo eu realmente tinha a sensação de onde vinha algum barulho.
Em certas você controlará Isaac em ambientes no vácuo,nele você só escutara apenas 2 coisas;
1-Os Grunidos de Isaac
2-Os Batimentos Cardíacos de Isaac
A forma que o som foi trabalhado em Dead Space foi algo completamente inédito para mim.
GAMEPLAY****1/2
Um dos pontos para se destacar da gameplay seria a ausência de HUD deste jogo está na ausência de hud na tela,tudo é mostrado pelo seu personagem seja em um holagrama ou no mostrador de vitalidade em suas costas,isso os loadings disfarçados nas portas e o fato do protagonista ser mudo contribui ainda mais para a imersão do jogo.
O Combate também é inovador,ao contrário da maioria dos Survival Horror aonde o ''Headshot'' é o método mais eficaz para se livrar de seus inimigos em Dead Space atirar na cabeça não é uma boa opção ,na verdade chega a piorar sua situação ,pois a melhor forma de se matar algum inimigo é desmembrando-o com suas armas(são instrumentos de trabalho de um engenheiro espacial que convenientemente são perfeitos para demesmebrar criaturas monstruosas do espaço ).
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