Review - Sherlock Holmes: Jogo das Sombras


    Mesmo sem a minha contribuição, Sherlock Holmes: Jogo das Sombras superou o primeiro em bilheteria (543milhões de dólares). Aluguei há algumas semanas atrás e, infelizmente, me decepcionei muito.


    Sherlock Holmes: Jogo das Sombras (2011), dirigido por Guy Richie, mostra a volta do maior detetive do mundo em sua nova adaptação frenética e excêntrica. Após seu amigo e companheiro, Dr. Watson (Jude Law), ter saído de seus aposentos, Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) se afunda em uma investigação para pegar o "Napoleão do crime" : o Prof. Moriarty. Essa investigação o deixa cada vez mais obcecado para detê-lo, pois de todos os crimes cometidos, nenhuma pista é deixada para trás; Mas para pegá-lo, Holmes necessita da ajuda de Watson.

    O filme tem um ritmo frenético com a pegada explícita do Guy Ritchie, cheio de efeitos especiais e intervenções de pós-produção (me gusta). Como no primeiro, a química entre Robert Downey Jr. e Jude Law é espetacular! As ironias de um e as loucuras do outro fazem o filme ser muito bem humorado, vários personagens ao longo do filme também seguem esse perfil cômico, como o irmão do Sherlock, Mycroft Holmes. A trilha sonora, do alemão Hanz Zimmer; Como no primeiro, é muito empolgante! (me gusta²)

    Por outro lado, o filme me decepcionou muito em quase todo o resto!
    Como no primeiro, Sherlock Holmes não tem a pompa e a pose de um Gentleman Britânico e nem a cautela de um mestre teórico. E bem pior que isso! Nesse o Sherlock parece um louco que necessita de remédios. Ou seja, além de não ter cara do famoso personagem inglês, agora perde a sanidade mental! Se bem que no primeiro o termo novo-Sherlock foi usado para amenizar as críticas do tipo: isso não é o Sherlock dos livros. Pois é, não tem NADA a ver com o dos livros agora. Parabéns! O primeiro ainda tinha um mistério bom para resolver...
   
    Falando nisso, que graça tem um filme de um detetive no qual você, no início, já sabe quem é o vilão? O Sherlock sempre foi sinônimo de detetive, não de policial a paisana ou justiceiro com as próprias mãos! No trailer você já descobre quem é o vilão. Todas as investigações já foram feitas, só falta pegar o Moriarty (o que não é nada fácil, de fato), mas mesmo assim não me convenceu.  Então como um filme de detetive eu não gostei.

    O personagem do Prof. Moriarty ficou legal, nada mais. Me incomodou muito a semelhança dele com qualquer vilão intelectual de filme genérico. Contando o plano maligno antes de aplicá-lo, deixar o herói sobreviver algumas vezes, ser esnobe...
    Moriarty merece mais do que isso!
    Da mesma forma que eles transformaram o Sherlock em uma super-potência, eles deviam ter feito o mesmo com o ele, afinal, os dois são equivalentes, e por isso o Professor é o maior vilão de Holmes. A fama do personagem no filme foi feita mais por Sherlock, quando explica de quem a pesquisa se trata, do que pelo próprio Moriarty. Poucas cenas no filme condizem com a fama do Arqui-Inimigo (elas existem, porém poucas). Queria ter visto mais Moriarty e menos cenas de ação fora de contexto.

    O filme é bom, não chega aos pés de qualquer outro filme de Guy Ritchie (com exceção do primeiro Sherlock), mas me decepcionou muito! Pela ótima ideia que estragaram e por ter feito sucesso, que resultará em uma continuação para 2014. Aguardaremos. 







GOSTOU? COMPARTILHE:

Um comentário:

  1. Me desculpem pelo review muito pessoal, mas eu realmente me decepcionei. :/

    ResponderExcluir